Buscar

Autor cearense lança romance trans pela Editora Arte Impressa


No ano passado, 2020, a editora Arte Impressa premiou 10 obras com um apadrinhamento, ou seja, a publicação do livro desses 10 autores. Um dos livros premiados e muito bem escolhidos, foi o PRESOS EM ESPELHOS, um romance trans escrito pelo autor cearense Marcelo Victor Coutinho.


O livro conta a trajetória de dois personagens: Renata e Enzo. Ambos transsexuais, sonhando em ser quem realmente são: Renata queria ser Ricardo e Enzo sonhava em ser Valentina, ambos presos em espelhos da discriminação e do preconceito. Um livro relatado de forma poética, ao mesmo tempo que as palavras do autor te induzem ao pensamento e à reflexão constantemente. Como ele mesmo diz: "impossível não estar no lugar dos personagens." e com razão. Ao ler Presos em Espelhos, sentimos as dores, os conflitos, o sofrimento de um grupo de pessoas que ainda luta por serem aceitos. Pessoas que querem uma única coisa: a felicidade de ser quem são, de verdade.


Taí que em conversa com ao autor, descobrimos coisas bem bacanas a respeito desse livro. Veja:


"Escrevi Presos em espelhos no primeiro semestre de 2018. Eu quis escrevê-lo após perceber que o público lgbt+ precisava de voz, era preciso contar o lado deles da história. Sempre gostei de escrever romances envolvendo denúncias sociais. É uma forma de ocupar espaços." Quando perguntei ao Marcelo se os personagens principais, Renata e Enzo, são pessoas do seu convívio aos quais o inspiraram, ele respondeu:


"Eu escrevi o presos em espelhos após a notícia da morte da Dandara, uma travesti que foi apedrejada e morta a tiros em Fortaleza. Os personagens são inspirados nessa mulher e em tantas outras vítimas da transfobia. Infelizmente, Dandara não foi o primeiro caso e não será o último. Desde que o livro foi escrito, milhares de outras Dandaras foram vítimas da ignorância humana.


Sempre que escrevemos um livro forte como esse, pensamos em um propósito para tal. O que será que o Marcelo queria despertar nas pessoas?

"Eu quis dar voz a quem não costuma ter. O objetivo geral foi conscientizar as pessoas que outras realidades existem e que todas essas realidades são válidas. Fiz questão de contar a história de um homem trans e de uma mulher trans, ambos com situações financeiras diferentes e mostrar para as pessoas que o preconceito está em todos os cantos, inclusive dentro da casa dessas pessoas e que isso pode ser fatal."


Segundo o autor, escrever essa obra de 424 páginas foi um crescimento pessoal e literário. "Não tem como não se colocar no lugar dos personagens. Não tem como não olhar no espelho e não se imaginar preso em um. Costumo dizer que sofro junto com os personagens, se eles estão maus, eu também estou."


E quanto às críticas? "Críticas sempre haverão, não há como escapar, porém, é preciso tentar. Escrevi sabendo que seria um livro polêmico, fosse em 2021, fosse em 2080. Sei que não é um tema tão abordado, mas isso não significa que ele não exista, muito pelo contrário, essas pessoas estão ocupando espaços e devem ser respeitadas. "


Presos em espelhos é o primeiro livro publicado pelo autor que ainda possui 14 obras guardadas na gaveta do seu computador esperando uma oportunidade para vir a público.


"Nos meus livros sempre existem diversidade de personagens. É claro que cada obra é única, porém ela deixa frutos no escritor. Depois de escrever “presos em espelhos”, escrevi um outro livro onde existem personagens transsexuais, mas a temática é voltada para a guerra entre Estado x crime. E no livro que estou escrevendo agora, eles/elas também são representados em uma distopia."


É muito claro o quanto temos a aprender com essa obra tão bem escrita, que tantas vezes nos deixa às lágrimas sentindo o que eles sentiram, imaginando como seria se tudo aquilo fosse com a gente...


O jovem autor Marcelo Victor Coutinho, deixa nesse livro uma lição para muitos e uma receita para todos aqueles que vivem tais situações. Uma receita de força, de coragem, de fé. "Digo para não desistirem, para lutarem contra as prisões dos espelhos. Quebrem, usem os cacos, mas sobrevivam! Agradeço a todos e peço: deem uma chance aos livros nacionais."


E cá finalizo essa entrevista sensacional, dizendo que o livro PRESOS EM ESPELHOS é uma publicação da Editora Arte Impressa com uma capa linda, livro tá lindo, por dentro e por fora. Excelente para reflexão e para presentear os amigos. A gente aprende todo dia com as vivências das outras pessoas e muitas delas podemos encontrar nos livros! O livro impresso custa apenas R$54,90 no site da Arte Impressa e em várias lojas online do Brasil e você o encontra também no Kindle, Amazon no formato e-book. Não deixe de adquirir o seu e apreciar essa obra emocionante! Agradecemos ao Marcelo, autor de Fortaleza, por nos ceder essa entrevista! Compre aqui: Presos em Espelhos (e-book) Presos em Espelhos (impresso)

EM DESTAQUE
RECENTES
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTATO:

(31) 92005-9910 (whatsapp)

ENDEREÇO:

Rua Raimundo Marques Afonso, 85 - Centro

Jaboticatubas/MG | CEP: 35.830-000

ENVIO DE ORIGINAL:

REDES SOCIAIS:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Faça suas compras. Site seguro.

Valorize os novos autores!

@2021 por Designers da Arte Impressa Editora | 31 92005-9910 | www.arteimpressaeditora.com.br